Você sabe quais as ferramentas básicas necessárias para executar uma instalação eficiente ?

Bomba de vácuo

Basicamente sua função é extrair as impurezas que estão dentro do sistema de refrigeração (tubulações).

Começo com ela devido a sua importância para executar uma instalação ou reinstalação do aparelho com sucesso, na verdade para você ter exito na eficiência do aparelho é primordial obter essa ferramenta.

A falta desse procedimento nas instalações fará com que o gás refrigerante seja contaminado com oxigênio, e posso te garantir que não tem oxigênio na composição do gás, dito isso uma vez misturado com o gás refrigerante te gera uma perca de + – 30 % de sua eficiência.

Em poucas palavras : se uma instalação realizada dentro dos parâmetros técnicos o aparelho efetuaria uma troca de calor de ex. 15 graus

Com a falta de vácuo : esse mesmo aparelho efetuará uma troca de 10,5 graus

Com vácuo Ex: Temperatura do ambiente de 30 C, temperatura do ar depois de condicionado 15 C

Sem vácuo Ex: Temperatura do ambiente de 30 C, temperatura do ar depois de condicionado 19,5 C

Essa deficiência sem sombra de duvidas te custará mais dinheiro, devido o consumo de energia elevado já que seu aparelho tomara mais tempo para resfriar o ambiente.

Gás contaminado é um dos principais motivos do ar condicionado não esfriar, fiquem atentos profissionais da área de refrigeração essa é uma dica valiosa.

Falando em contaminar, não se esqueça de fazer a troca do óleo da bomba de vácuo, as fabricantes recomendam a sua troca a cada 5 vezes de uso.

Para você cliente não permita uma instalação sem essa ferramenta lembre-se que é seu bolso que pagara a conta no fim de mês .

Tempo de vácuo: Varia com o tamanho e diâmetro das tubulações, instalações básicas 15 min ou 500micro no vacuômetro.

Manômetro ou Manifold

Seguindo nossa lista em segundo lugar para mim é o manifold, engana-se as pessoas que pensa que essa ferramenta só serve para medir a pressão do gás.

Claro que esse é seu trabalho principal, não existe instalação segura se não sabemos qual a pressão que o aparelho esta trabalhando, mas indo um pouco mais além, para as pessoas que não possuem um vacuômetro com essa ferramenta também podemos realizar o procedimento de vácuo junto com a bomba de vácuo.

A regra é simples, a baixo de 0 já estamos entrando no que seria vácuo.

Também é muito eficiente para detecção de vazamento, afinal é um sistema fechado vazamento de gás não pode ser opção, todo profissional deve fazer uma revisão antes de liberar o gás que esta comprimido dentro compressor do aparelho, isso te dará a segurança de que não haverá retorno nem dores de cabeça para você e seu cliente e claro o mais importante economia de dinheiro, afinal cada retorno ou recarga de gás custa dinheiro.

*Regra aparelho sem gás existe vazamento, seja de uma solda que trincou ou uma instalação mal realizada, não se faz recarga de gás frequentemente em geladeira, carro ou até mesmo em câmeras frias e geladeiras de mercado.

O gás não acaba, some ou evapora.

Ja ouviu falar em superaquecimento?

Pois é precisamos do Manifold para realizar esse teste, claro que também ira precisar de um termômetro e a tabela de temperatura X pressão enfim … explicarei mais sobre esse assunto mais adiante.

De qualquer forma não existe uma instalação correta sem essa ferramenta, de preferencia tenha uma destinada para cada tipo de gás, justamente para não contaminar caso o gás seja diferente.

Flangeador / Corta tubo / Escariador

Impossível realizar uma instalação de qualidade sem esta ferramenta, eu diria que seria um milagre se você conseguir instalar sem ela, e milagre em dobro se não ter vazamento de gás.

Sua função é justamente o que vemos na foto ao lado,

mas para obter uma flange em perfeito estado e longe de vazamento de gás, é necessário um corta tubo adequado para realizar o serviço e um escariador, ou tira rebarbas.

Assim teremos um resultado seguro e longe da possibilidade de um possível vazamento de gás.

90% dos casos de falta de gás no aparelho, eu sempre encontro justamente aqui flange !

Multímetro

Esse definitivamente foi uma das melhores invenções já criada, essa ferramenta além das varias funções que vem agregada tem uma em especial: saber se tem energia no fio.

Digo isso porque quase morri duas vezes eletrocutado rs…

Mas no nosso caso atual sua função principal para desempenha uma instalação confiável e segura, seria a função de amperagem; resumidamente ela mede a amperagem que esta passando no fio de energia, com isso podemos comparar se o valor apresentado no multímetro é equivalente com o valor que o fabricante determinou, normalmente esse valor esta na etiqueta colada no aparelho interno e externo.

Alta pressão ou Baixa pressão, fara esse valor ser alterado.

Detector de gás

Não podemos jamais deixa um aparelho sem a segurança de que o serviço foi realizado com garantia.

Essa ferramenta me trás essa certeza sua função o próprio nome diz então dispensa comentários, antes de dar os acabamentos finais realizamos uma inspeção em todas as conexões e soldas se caso tiver feito alguma.

Para falta desse aparelho recomendo o bom e velho bucha com detergente, te garanto é infalível.

Volto a ressaltar: aparelho sem gás é devido a vazamento.

Termômetro

É praticamente impossível saber qual a temperatura do ar apenas com as mão, eu já coloquei a mão na frente do ar e para mim estava gelado mas para meu cliente não era suficiente.

Por esse e outros motivos temos que ter um medidor de temperatura. Além de que, quando temos problemas com o funcionamento do aparelho precisamos tirar medidas como troca de calor, temperatura do ambiente, temperatura de condensação do gás enfim por ai vai … esse é um assunto bem longo.

Eu escolhi esta foto por dois motivos, um dos aparelhos só mede a superfície que o laser toca, o outro mede a temperatura do ar ( parece um espeto ).

Existe vários modelos de termômetro cada um desempenha uma função diferente da outra, tem um especifico para medir a temperatura das tubulações, eu recomento ter um de cada para obter uma leitura precisa.

Ferramentas de mão

Vou falar das 3 ultimas mais importantes ferramentas, chave de torque, curvador de tubo e nível.

Nossa nível é importante ? Não só importante como indispensável, se seu equipamento não estiver no nível “Reto” terá problemas com vazamento de água.

Não sei porque escutei gente falando que temos que instalar o aparelho com uma leve caída para o lado que esta a mangueira (dreno). Te asseguro isso não é necessário, só deixara sua instalação esteticamente feia.

Chave de torque

Essa é uma das ferramentes que um instalador precisa ter se quiser dormir tranquilo. Sua função é te avisar que o aperto já chegou no valor pré determinado estabelecido.

Para cada medida de porca ou parafuso enfim, existe uma tabela determinada pelo fabricante para não exceder os quilos de aperto, representada por N (Newton).

A chave de torque te trás a garantia de que não haverá vazamento de gás e nem o rompimento da flange.

Curvador de tubo

Nao tem muito que falar apenas quando será usada, existe modelos separados para cada medida e modelos tipo kit vai do gosto de cada um.

São ótimas para dar um acabamento profissional em suas tubulações deixando tudo visualmente bonito.

Existe outras ferramentas que facilita a instalação e garante um serviço de qualidade para seu cliente, investir em boas ferramentas é investir em si mesmo.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora