Nem tudo que parece realmente é.
Você sabia que o aparelho se comunica mostrando qual o problema que ele possui ?

Esse é um problema muito comum que sempre vejo e escuto casos, clientes que pensam que seu aparelho esta com defeito e instaladores que condenam o falecimento do equipamento.
Em raríssimos casos realmente não temos muito o que fazer. Porém em sua grande maioria nem chega a ser um problema considerável ou falecimento.
O mais comum dos casos é:
” Ele funciona por um tempo, ai ele desliga e fica piscando e nesse momento ele só bota ar e não esquenta, ai depois de um tempo ele volta a funcionar”
Para esse casos não existe problemas propriamente dito, como o ciclo do gás foi invertido e agora o gás quente está interno e o gás gelado está externo, juntamos isso a temperatura externa de 2C ou 5C que seja, é muito provável que seu aparelho externo comece a congelar e para evitar isso seu ar condicionado vem com um sistema chamado de degelo.
Sua função é sempre que o sensor de degelo for ativado, seja na maquina interna ou na maquina externa, ele ira dar uma pausa para descongelar o equipamento, basicamente explicando.
Outro caso muito comum é a falta de limpeza, existe muitos modelos de ar condicionado que possui um temporizador que avisa o cliente que já chegou o momento de efetuar uma limpeza.
Nesse caso em específico haverá dois tipo de limpeza, somente o filtro do aparelho ou a desmontagem completa caso esteja obstruído.
Em ambas situações após efetuado a higienização será necessário dar um reset na programação, alguns modelos podemos fazer essa operação pelo controle remoto e outros no painel frontal da máquina interna e os mais complicados seria na mesma placa eletrônica.
Alguns caso se consegue obter o reset tirando o equipamento da tomada por alguns minutos .
Minhas recomendações tanto para o usuário ou instalador, busquem o manual de código de erro. Mesmo na internet tem vários manuais disponível gratuitamente é só colocar o modelo e marca do aparelho no seu buscador.
Cada combinação de piscada representa um problema ex : 5 piscada verde e 2 laranja, problema de baixa pressão de gás “Exemplo para ilustrar”.
Por esse motivo precisamos ter o manual para poder consultar e evitar um diagnóstico incorreto ou a perca de tempo avaliando as possíveis causas.
Lista dos mais comuns casos de erro:
- Falta de limpeza ( Filtros ou serpentinas obstruídas )
- Sensor de degelo ( Equipamento congelando )
- Motor ventilador interno ou externo com problema ( Rotação ou corrente de trabalho estranhas )
- Corrente de trabalho elevada do equipamento
- Obstrução na entrada de ar interna ou externa
- Pressostato de baixa ou de alta do gás ( Baixa pressão ou alta pressão )
- Alimentação do aparelho ( Energia do aparelho )
- Termostato do compresso ( Aquecimento no compressor )
- Comunicação da maquina interna com a externa ( Circuito eletrônico )
Esses são os casos mais comuns, se você não possui um manual de código de erro do fabricante, recomendo usar esta lista para identificar o problema.