Saiba as possíveis causas para travar o compressor do seu ar.
No áudio percebe melhor ele tentando da partida.
O coração do ar condicionado em problemas, nem preciso dizer que é grave né. Assim como nós ele pode falhar tanto por idade ou por consequências.
Alguns compressor ainda conseguimos salvar outros não tem a mesma sorte, seu papel é fundamental para obter todo o sistema funcionando e infelizmente é a reposição mais cara de tudo o conjunto.
Mas o que faz o compressor ser danificado ?
Idade ( tempo de uso )
Falta de óleo ( Assim como carro ele também precisa de óleo )
Óleo contaminado ( normalmente tubulação suja contamina o óleo )
Transporte ( Exatamente transporte, jamais deite ou incline seu aparelho é igual transportar uma geladeira, os dois usa o mesmo sistema básico para refrigeração )
Alta pressão de gás ( Esse é o caso mais comum para quem não possui conhecimento, acaba colocando gás em excesso )
Baixa pressão de gás ( Também causa o travamento do compressor )
Liquido na recarga ( Existe alguns modelos de gás que não podemos nuca jamais virar a garrafa para fazer a recarga, isso faz com que ao invés de entrar gás entre somente liquido no sistema )
Capacitor ( Indo pro lado mais elétrico, capacitor também é um vilão nesses casos )
Curto elétrico ( Na sua maioria seja por uma sobre carga, acaba queimando as bobinas do compressor )
Recomendação: Cuidado ao transportar, instalar ou fazer uma recarga de gás, descuidos gera prejuízos.
Este é um assunto polêmico em meus 10 anos de refrigeração já vi diferentes casos envolvendo ao mal cheiro do equipamento.
Claro que o principal é falta de higienização não posso defender nem o usuário e nem o instalador, porém não estamos aqui para julgar e sim para passar o conhecimento.
Em muitos casos o cliente chegava a fazer a limpeza dos filtros mas devido o tempo de uso já tinha vencido o prazo de fazer uma higienização completa do aparelho “Aquela que contrata um profissional e ele desmonta o equipamento todinho”.
Vocês já devem ter percebido que seu aparelho tem uma serpentina ( radiador ) e uma turbina cujo o nome é turbina mesmo. Fora isso existe uma bandeja onde a água que foi condensada na serpentina escore se acomoda e é drenada pela mangueira do dreno.
Justamente em estes três lugares o acúmulo de bactérias e fungos são grande criando bolouro, mal cheiro e causando deficiência no funcionamento do aparelho.
Por mais que fazemos a limpeza dos filtros ou limpeza superficial do aparelho não conseguimos chegar no problema, causando o desconforto do mal cheiro.
Sempre que necessário desmontar o aparelho para efetuar a limpeza se torna indispensável para obter resultados satisfatórios.
Que produtos usar ?
Esse é o principal problema após a falta de limpeza, são inúmeros os casos que presenciei e até mesmo passei por causa disso. Sinto dizer, tem que ser o produto correto para efetuar a limpeza.
Eu mesmo ja fiz limpeza usando outros produtos e na semana seguinte meu cliente reclamou de mal cheiro, eu tinha desmontado o equipamento todo como era possível ?
E realmente é possível de fato, se não tiver o produto apropriado use apenas água.
Outro detalhe que quero dar enfase; Use uma lavadoura a pressão, infelizmente a serpentina e principalmente a turbina a remoção da sujeira requer mais atenção, em poucas palavras é encardida mesmo e para obter um resultado eficaz uma lavadora a pressão não vai te deixa na mão.
Você sabia que o aparelho se comunica mostrando qual o problema que ele possui ?
Esse é um problema muito comum que sempre vejo e escuto casos, clientes que pensam que seu aparelho esta com defeito e instaladores que condenam o falecimento do equipamento.
Em raríssimos casos realmente não temos muito o que fazer. Porém em sua grande maioria nem chega a ser um problema considerável ou falecimento.
O mais comum dos casos é:
” Ele funciona por um tempo, ai ele desliga e fica piscando e nesse momento ele só bota ar e não esquenta, ai depois de um tempo ele volta a funcionar”
Para esse casos não existe problemas propriamente dito, como o ciclo do gás foi invertido e agora o gás quente está interno e o gás gelado está externo, juntamos isso a temperatura externa de 2C ou 5C que seja, é muito provável que seu aparelho externo comece a congelar e para evitar isso seu ar condicionado vem com um sistema chamado de degelo.
Sua função é sempre que o sensor de degelo for ativado, seja na maquina interna ou na maquina externa, ele ira dar uma pausa para descongelar o equipamento, basicamente explicando.
Outro caso muito comum é a falta de limpeza, existe muitos modelos de ar condicionado que possui um temporizador que avisa o cliente que já chegou o momento de efetuar uma limpeza.
Nesse caso em específico haverá dois tipo de limpeza, somente o filtro do aparelho ou a desmontagem completa caso esteja obstruído.
Em ambas situações após efetuado a higienização será necessário dar um reset na programação, alguns modelos podemos fazer essa operação pelo controle remoto e outros no painel frontal da máquina interna e os mais complicados seria na mesma placa eletrônica.
Alguns caso se consegue obter o reset tirando o equipamento da tomada por alguns minutos .
Minhas recomendações tanto para o usuário ou instalador, busquem o manual de código de erro. Mesmo na internet tem vários manuais disponível gratuitamente é só colocar o modelo e marca do aparelho no seu buscador.
Cada combinação de piscada representa um problema ex : 5 piscada verde e 2 laranja, problema de baixa pressão de gás “Exemplo para ilustrar”.
Por esse motivo precisamos ter o manual para poder consultar e evitar um diagnóstico incorreto ou a perca de tempo avaliando as possíveis causas.
Lista dos mais comuns casos de erro:
Falta de limpeza ( Filtros ou serpentinas obstruídas )
Sensor de degelo ( Equipamento congelando )
Motor ventilador interno ou externo com problema ( Rotação ou corrente de trabalho estranhas )
Corrente de trabalho elevada do equipamento
Obstrução na entrada de ar interna ou externa
Pressostato de baixa ou de alta do gás ( Baixa pressão ou alta pressão )
Alimentação do aparelho ( Energia do aparelho )
Termostato do compresso ( Aquecimento no compressor )
Comunicação da maquina interna com a externa ( Circuito eletrônico )
Esses são os casos mais comuns, se você não possui um manual de código de erro do fabricante, recomendo usar esta lista para identificar o problema.
Um aparelho bem dimensionado te trará conforto e economia de energia.
A grande maioria das pessoas que acabaram de chegar no japão não entendem direito este assunto devido que no Brasil se mede a capacidade do aparelho em Btus. e agora é por “tatame”, devo confessar que eu também quando retornei ao Japão estava bem perdido mesmo sendo um profissional da área.
Para facilitar deixarei uma tabela explicativa:
Para um bom dimensionamento e garantir economia temos que tomar em conta ( Sol, janelas, eletrodomésticos e pessoas )
Todo aparelho possui duas etiquetas uma fica localizada no evaporador ( aparelho interno ) e outra no condensador ( aparelho externo ), ambas contém informações valiosas tanto para o usuário quanto para o instalador.
O aparelho correto para o ambiente certo te promoverá economia de energia. “E nada de deixar portas e janelas abertas” 1 ambiente vira 2 com porta aberta, quem sofre é seu bolso.
Evite prejudicar a sua saúde e de seus familiares, respire um ar puro.
De todos os problemas que vou mencionar não tenho duvidas que o de saúde é o mais alarmante.
O acumulo de bactérias, fungos e vírus no ar condicionado não seria nem uma surpresa para ninguém, afinal ele trabalha com a recirculação do ar dentro do ambiente puxando toda impureza para o aparelho.
O que a maioria não sabe é a quantidade de doenças respiratórias e alergias que pode causar, seguirei com uma breve lista a baixo:
Ressecamento do muco pulmonar
A mucosa nasal é revestida por cílios vibrantes, responsáveis por expulsar bactérias, fungos e vírus que entram em nosso organismo pelo ar que respiramos. Como há o ressecamento da região, a chance de se contrair infecções aumenta.
Doença do Legionário
A Doença do Legionário é causada pela bactéria Legionella pneumophyla e outros tipos de Legionella. A transmissão acontece, pois o filtro dos aparelhos que “gelam” o ar não consegue reter todas as impurezas existentes, que se acumulam nos ductos e fazem com que a circulação de ar prejudique a saúde de quem está exposto. Por ser uma forma severa de pneumonia, diagnosticar e tratar a Doença do Legionário o quanto antes pode ajudar a diminuir o tempo de recuperação e prevenir complicações mais sérias.
Asma
As alergias respiratórias são doenças inflamatórias crônicas que acometem as vias respiratórias, como por exemplo, a asma.
A doença se manifesta clinicamente por crises de falta de ar ou cansaço, chiado no peito e sensação de aperto no peito, geralmente acompanhada de tosse. Cerca de 80% dos pacientes que tem asma, apresentam também rinite.
Os principais fatores desencadeantes das crises de asma e rinite são: a exposição aos alérgenos inalantes como ácaros da poeira de casa, fungos (que estão no ar condicionado), pelos de animais, baratas, bactérias e pólens.
Rinite alérgica
A rinite alérgica é uma infecção que ocorre na membrana basal. É caracterizada por espirros repetidos, coriza líquida e abundante, olhos lacrimejantes, coceira (em nariz, olhos, garganta e ouvidos), congestão nasal, alteração do olfato e do paladar, olhos avermelhados e irritados.
Amigdalite
A amigdalite é a inflação das amígdalas, localizadas no fundo da boca. A doença pode ter duas origens: viral ou bacteriana. No caso da viral, é causada principalmente por Adenovírus, vírus Epstein-Barr e o Citomegalovírus (EBV e CMV, respectivamente, causadores da mononucleose infecciosa), entre outros. Já na bacteriana é detectada a presença de Streptococos e Pneumococos na corrente sanguínea. Os sintomas mais comuns da doença são: dor de garganta, febre, mau hálito, amígdalas inchadas e com manchas brancas ou amareladas.
Nem vou citar os tipo de alergia de pele, bactérias, fungos e vírus que são encontrados no ar condicionado para não ficar muito extenso a leitura.
A fabricante recomenda a realização da manutenção preventiva a cada 3 meses.
Eu recomendo a cada 6 meses para as residencias e para comércios 4 meses com exceção de restaurantes e bares noturnos, dependendo chega a ser mensalmente. Limpeza de filtro mantenha sempre limpo.
75% desse tipo de problema é solucionado apenas com a troca do gás refrigerante.
Gás contaminado ( Falta de bomba de vácuo – solucionável )
Recarga de gás incompleta ( Falta de balança – solucionável )
Recarga de gás em excesso ( Falta de balança – dependendo de como o compressor opera)
Liquido dentro das tubulações ( Recarga de gás mal efetuada – depende de como o compressor opera)
Tubulação usada de outro aparelho com gás diferente – só com limpeza do sistema (caríssimo o processo para ser realizado)
Tubulação usada suja internamente – é o mesmo que jogar areia no motor, nem tem o que falar, sem reparação.
A falta do procedimento correto prejudica a vida útil do seu aparelho, usar as ferramentas
correspondentes para realizar a instalação ou reinstalação te poupará dinheiro, tempo e dor de cabeça.
Recomendações
Para aparelhos novos:
Não deixe de usar a bomba de vácuo na sua instalação.
Para aparelhos usados:
Verifique se as tubulações realmente estão em boa condições para uso.
Se a tubulação estiver separada do aparelho fique atento, poderia estar sendo usada com outro tipo de gás. Depois de instalado o ar condicionado não esfria, retire todo o gás e adicione um novo dentro dos padrões técnicos determinado.
E claro qualquer procedimento de instalação, reinstalação ou recarga de um novo gás executar o procedimento de VÁCUO.
Se gostou desse artigo click em curtir para poder levar mais conteúdo como esse para você. Duvidas? deixe nos comentários Esse conteúdo te ajudou ? deixe seu like
Basicamente sua função é extrair as impurezas que estão dentro do sistema de refrigeração (tubulações).
Começo com ela devido a sua importância para executar uma instalação ou reinstalação do aparelho com sucesso, na verdade para você ter exito na eficiência do aparelho é primordial obter essa ferramenta.
A falta desse procedimento nas instalações fará com que o gás refrigerante seja contaminado com oxigênio, e posso te garantir que não tem oxigênio na composição do gás, dito isso uma vez misturado com o gás refrigerante te gera uma perca de + – 30 % de sua eficiência.
Em poucas palavras : se uma instalação realizada dentro dos parâmetros técnicos o aparelho efetuaria uma troca de calor de ex. 15 graus
Com a falta de vácuo : esse mesmo aparelho efetuará uma troca de 10,5 graus
Com vácuo Ex: Temperatura do ambiente de 30 C, temperatura do ar depois de condicionado 15 C
Sem vácuo Ex: Temperatura do ambiente de 30 C, temperatura do ar depois de condicionado 19,5 C
Essa deficiência sem sombra de duvidas te custará mais dinheiro, devido o consumo de energia elevado já que seu aparelho tomara mais tempo para resfriar o ambiente.
Gás contaminado é um dos principais motivos do ar condicionado não esfriar, fiquem atentos profissionais da área de refrigeração essa é uma dica valiosa.
Falando em contaminar, não se esqueça de fazer a troca do óleo da bomba de vácuo, as fabricantes recomendam a sua troca a cada 5 vezes de uso.
Para você cliente não permita uma instalação sem essa ferramenta lembre-se que é seu bolso que pagara a conta no fim de mês .
Tempo de vácuo: Varia com o tamanho e diâmetro das tubulações, instalações básicas 15 min ou 500micro no vacuômetro.
Manômetro ou Manifold
Seguindo nossa lista em segundo lugar para mim é o manifold, engana-se as pessoas que pensa que essa ferramenta só serve para medir a pressão do gás.
Claro que esse é seu trabalho principal, não existe instalação segura se não sabemos qual a pressão que o aparelho esta trabalhando, mas indo um pouco mais além, para as pessoas que não possuem um vacuômetro com essa ferramenta também podemos realizar o procedimento de vácuo junto com a bomba de vácuo.
A regra é simples, a baixo de 0 já estamos entrando no que seria vácuo.
Também é muito eficiente para detecção de vazamento, afinal é um sistema fechado vazamento de gás não pode ser opção, todo profissional deve fazer uma revisão antes de liberar o gás que esta comprimido dentro compressor do aparelho, isso te dará a segurança de que não haverá retorno nem dores de cabeça para você e seu cliente e claro o mais importante economia de dinheiro, afinal cada retorno ou recarga de gás custa dinheiro.
*Regra aparelho sem gás existe vazamento, seja de uma solda que trincou ou uma instalação mal realizada, não se faz recarga de gás frequentemente em geladeira, carro ou até mesmo em câmeras frias e geladeiras de mercado.
O gás não acaba, some ou evapora.
Ja ouviu falar em superaquecimento?
Pois é precisamos do Manifold para realizar esse teste, claro que também ira precisar de um termômetro e a tabela de temperatura X pressão enfim … explicarei mais sobre esse assunto mais adiante.
De qualquer forma não existe uma instalação correta sem essa ferramenta, de preferencia tenha uma destinada para cada tipo de gás, justamente para não contaminar caso o gás seja diferente.
Flangeador / Corta tubo / Escariador
Impossível realizar uma instalação de qualidade sem esta ferramenta, eu diria que seria um milagre se você conseguir instalar sem ela, e milagre em dobro se não ter vazamento de gás.
Sua função é justamente o que vemos na foto ao lado,
mas para obter uma flange em perfeito estado e longe de vazamento de gás, é necessário um corta tubo adequado para realizar o serviço e um escariador, ou tira rebarbas.
Assim teremos um resultado seguro e longe da possibilidade de um possível vazamento de gás.
90% dos casos de falta de gás no aparelho, eu sempre encontro justamente aqui flange !
Multímetro
Esse definitivamente foi uma das melhores invenções já criada, essa ferramenta além das varias funções que vem agregada tem uma em especial: saber se tem energia no fio.
Digo isso porque quase morri duas vezes eletrocutado rs…
Mas no nosso caso atual sua função principal para desempenha uma instalação confiável e segura, seria a função de amperagem; resumidamente ela mede a amperagem que esta passando no fio de energia, com isso podemos comparar se o valor apresentado no multímetro é equivalente com o valor que o fabricante determinou, normalmente esse valor esta na etiqueta colada no aparelho interno e externo.
Alta pressão ou Baixa pressão, fara esse valor ser alterado.
Detector de gás
Não podemos jamais deixa um aparelho sem a segurança de que o serviço foi realizado com garantia.
Essa ferramenta me trás essa certeza sua função o próprio nome diz então dispensa comentários, antes de dar os acabamentos finais realizamos uma inspeção em todas as conexões e soldas se caso tiver feito alguma.
Para falta desse aparelho recomendo o bom e velho bucha com detergente, te garanto é infalível.
Volto a ressaltar: aparelho sem gás é devido a vazamento.
Termômetro
É praticamente impossível saber qual a temperatura do ar apenas com as mão, eu já coloquei a mão na frente do ar e para mim estava gelado mas para meu cliente não era suficiente.
Por esse e outros motivos temos que ter um medidor de temperatura. Além de que, quando temos problemas com o funcionamento do aparelho precisamos tirar medidas como troca de calor, temperatura do ambiente, temperatura de condensação do gás enfim por ai vai … esse é um assunto bem longo.
Eu escolhi esta foto por dois motivos, um dos aparelhos só mede a superfície que o laser toca, o outro mede a temperatura do ar ( parece um espeto ).
Existe vários modelos de termômetro cada um desempenha uma função diferente da outra, tem um especifico para medir a temperatura das tubulações, eu recomento ter um de cada para obter uma leitura precisa.
Ferramentas de mão
Vou falar das 3 ultimas mais importantes ferramentas, chave de torque, curvador de tubo e nível.
Nossa nível é importante ? Não só importante como indispensável, se seu equipamento não estiver no nível “Reto” terá problemas com vazamento de água.
Não sei porque escutei gente falando que temos que instalar o aparelho com uma leve caída para o lado que esta a mangueira (dreno). Te asseguro isso não é necessário, só deixara sua instalação esteticamente feia.
Chave de torque
Essa é uma das ferramentes que um instalador precisa ter se quiser dormir tranquilo. Sua função é te avisar que o aperto já chegou no valor pré determinado estabelecido.
Para cada medida de porca ou parafuso enfim, existe uma tabela determinada pelo fabricante para não exceder os quilos de aperto, representada por N (Newton).
A chave de torque te trás a garantia de que não haverá vazamento de gás e nem o rompimento da flange.
Curvador de tubo
Nao tem muito que falar apenas quando será usada, existe modelos separados para cada medida e modelos tipo kit vai do gosto de cada um.
São ótimas para dar um acabamento profissional em suas tubulações deixando tudo visualmente bonito.
Existe outras ferramentas que facilita a instalação e garante um serviço de qualidade para seu cliente, investir em boas ferramentas é investir em si mesmo.